O local onde os sonhos se tornam realidade
O Plano de Atividades do Agrupamento de Escolas de Vagos (PAA) é um instrumento privilegiado para organizar e programar a ação educativa a desenvolver, durante o ano letivo 2019/2020, visando as aprendizagens essenciais e o Perfil dos alunos que frequentam as escolas do Agrupamento de Escolas de Vagos.
No respeito pelo regulamento interno e pelo Projeto Educativo 2019/23 e considerando os recursos disponíveis ou angariados, este documento evidencia o compromisso da comunidade educativa com a concretização dos princípios orientadores, valores e metas enunciados no Projeto Educativo e no Projeto de Flexibilidade Curricular (DAC).
A definição do tema aglutinador, "Viver a nossa Terra", assim como o Subtema Consciência ambiental e ecológica na comunidade: Sustentabilidade e reciclagem - escolas sem plásticos, visará a planificação de um conjunto diversificado de atividades interdisciplinares e na comunidade em torno de duas abordagens fundamentais: valorizar, sempre, o conhecimento das características locais onde cada escola se insere e potenciar a descoberta conjunta de outros espaços e dinâmicas, aparentemente, mais distantes. Neste sentido, o PAA 2019/20, sem descurar um conjunto importante de atividades que já caracterizam as dinâmicas próprias de cada escola, procura salientar particularmente o trabalho colaborativo desenvolvido no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, dando destaque aos projetos que envolvem as diferentes equipas educativas (CD de Anos e de Articulação). Ao longo do documento, as diferentes estruturas dinamizadoras constituem referência para a organização do documento, facilitando a sua divulgação, acompanhamento e avaliação. Os critérios de avaliação a aplicar encontram-se a seguir.
PRINCÍPIOS ORIENTADORES DO PE
Com vista à consecução da missão enunciada, e envolvendo a comunidade educativa, que se pretende assertiva e comprometida, definem-se os seguintes princípios orientadores que norteiam a política educativa do Agrupamento:
- Inclusão como um requisito da educação;
-Cidadania ativa centrada nos direitos humanos, na livre escolha, no respeito pelo ambiente, sustentabilidade e no bem comum;
- Ensino centrado no desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico e criativo e na consecução efetiva das aprendizagens;
- Flexibilidade na gestão do currículo de forma a responder às necessidades dos destinatários;
- Avaliação da e para a aprendizagem, como forma de promoção do sucesso;
- Responsabilização promovendo uma cultura de rigor;
- Colaboração com parceiros estratégicos como forma de rentabilizar recursos e potencialidades;
- Eficácia na gestão dos recursos de forma a promover o trabalho colaborativo, a cooperação e a solidariedade;
-Desenvolvimento de projetos mobilizadores das aprendizagens e pertinentes para a comunidade educativa;
- Melhoria da qualidade dos resultados escolares;
- Formação contínua como base de valorização dos recursos humanos;
- Sustentabilidade energética e ambiental.



Ciências na Escola: C3
Objetivos do Projeto C3:
O local onde os sonhos se tornam realidade
O Plano de Atividades do Agrupamento de Escolas de Vagos (PAA) é um instrumento privilegiado para organizar e programar a ação educativa a desenvolver, durante o ano letivo 2019/2020, visando as aprendizagens essenciais e o Perfil dos alunos que frequentam as escolas do Agrupamento de Escolas de Vagos.
Azenhas do Boco
Domínios de Autonomia Curricular
Sensibilizar para a adoção de atitudes positiva de cidadania e sustentabilidade;Dar exemplos de boas práticas em matéria de sustentabilidade;Sensibilizar para a redução do consumo excessivo, para a reutilização e a separação de resíduos.Identificar atitudes positivas e negativas face ao ambiente.Reconhecer ações que reflitam a atitude humana face...
- Se cada aluno trouxer um guardanapo de pano, feito pela avó e como somos 30 alunos, estamos na escola 21 dias por mês, normalmente trazemos dois guardanapos de papel, quantos guardanapos de papel poupamos ao ambiente?